Programa “Sénior é Fixe”

  • Proceder à revisão do Plano de Desenvolvimento Social de Baião. Medidas Desenvolvidas O Plano de Desenvolvimento Social de Baião 2024-2030, foi aprovado em Reunião de Conselho Local de Ação Social, a 6 de setembro de 2024, e define as opções estratégicas do município nas áreas prioritárias de intervenção social, constituindo-se como um instrumento de definição articulada e conjunta dos objetivos prioritários e estruturantes para a promoção do Desenvolvimento Social local, visando não só a produção de efeitos protetivos e corretivos mas também efeitos preventivos com vista à melhoria das condições de vida das populações.
  • Aprofundar iniciativas de convívio direcionadas para os cidadãos seniores – o Passeio Sénior e a Festa de Natal Sénior proporcionam momentos de confraternização e de estimulação para os cidadãos com mais idade da nossa comunidade. Medidas Desenvolvidas Para além da Festa de Natal Sénior e do Passeio Sénior, realizados anualmente, e que têm contado com uma grande participação por parte da população sénior, foi implementado um programa de atividades, especialmente dirigidas ao público sénior, com periodicidade mensal, que tem envolvido sessões de teatro, música, atividades lúdicas, físicas e de sensibilização sobre segurança, entre outras.
  • Criar e dinamizar uma Universidade Sénior – visa criar e dinamizar atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio em ambiente pedagógico. Medida Desenvolvida: Funciona nas instalações da Biblioteca Municipal António Mota, todos os dias, em diferentes horários, e conta com 47 alunos inscritos no ano letivo 2023/2024.
  • Valorização da Rede de Centros de Relação Comunitária – alargamento destes equipamentos multifuncionais a um maior número de freguesias, mediante disponibilidade de fundos comunitários. Estes são também espaços de excelência para a partilha de saberes e afetos entre gerações e um local polivalente para o convívio e realização de eventos comunitários. Medidas Desenvolvidas A rede de Centros de Relação Comunitária foi alargada, estando em funcionamento, para além dos Centros de Relação Comunitária de Viariz e Loivos da Ribeira e Tresouras, os CRC de Teixeira e Teixeiró, Gestaçô e Santa Marinha do Zêzere (Míguas).
  • Sensibilizar as instituições sociais, a comunidade local e as entidades públicas para a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados. Ponto de Situação: Têm sido estabelecidos contatos permanentes com a tutela para sensibilizar para a necessidade de uma Unidade de Cuidados Continuados.
  • Aprofundar as Políticas Sociais tendentes à proteção dos idosos e dos munícipes em situação de vulnerabilidade – reforço e criação de mecanismos de proteção destes cidadãos, concentrados no Gabinete de Apoio à Família (GAF), apostando na prevenção e na resolução de situações de risco e contribuindo para o seu efetivo acompanhamento. Medidas Desenvolvidas Fruto da atualização dos regulamentos de apoio à Família em vigor (Programa do Fundo Social de Baião, da Linha Amiga, do Via Verde Família e do Serviço Apoio à Família/Gabinete Apoio À Família), publicados no Código Regulamentar Único, publicado no DR a 7 janeiro 2022, tem sido possível englobar e alargar as possibilidades de apoio em diversos domínios no que a esta população mais vulnerável.
  • Colaborar com entidades sociais e com a GNR na identificação e acompanhamento de cidadãos em situação de isolamento e/ou vulnerabilidade social. Medidas Desenvolvidas: O município de Baião tem vindo a acompanhar a GNR nas visitas aos idosos isolados e em situação de vulnerabilidade social.
AnteriorSeguinte