Medidas direcionadas às famílias

  1. Duplicação orçamental do programa Via Verde Família. Este Programa é uma resposta rápida e eficaz em situações de crise e/ou emergência social. Contempla a prestação de serviços, cedências em regime de empréstimo e apoios pecuniários únicos. O montante afeto será duplicado, garantindo que ninguém ficará para trás.
  2. Redireccionamento da linha de informação COVID-19 de Baião para agilização de pedidos de apoio social por parte dos cidadãos, diretamente com o Gabinete de Apoio à Família da CM Baião.
  3. Fornecimento de cabazes alimentares a munícipes com necessidades comprovadas. Fornecimento regular de cabazes alimentares a munícipes que dele necessitem e que não sejam beneficiários de outros programas alimentares em curso. O cabaz é constituído por um conjunto de bens alimentares de primeira necessidade que é entregue no domicílio.
  4. Duplicação orçamental do Fundo Social de Baião. A Câmara irá reforçar a dotação do Fundo Social, no sentido de responder ao eventual aumento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade económica e social, face à crise sanitária que a todos afeta.
  5. Serviço de Monitorização e acompanhamento dos idosos isolados. Contacto regular com os idosos registados como isolados e/ou vulneráveis para acompanhamento da sua situação e inventariação de eventuais necessidades de intervenção dos serviços da autarquia.
  6. Monitorização dos Munícipes Vulneráveis para benefício de Tarifários Especiais consumo Água e / ou apoio no acesso a este serviço. Aplicável aos utilizadores domésticos com carência económica cuja composição do agregado familiar ultrapasse 4 (quatro) elementos.
  7. Reorientação da Linha Amiga para apoio aos idosos isolados e munícipes com invalidez. Pretende responder às necessidades de serviço simples nas áreas de Eletricidade, Pichelaria, Serralharia, Bricolage e proteção civil.
  8. Afetação da Unidade Móvel de Saúde para Serviços ao Domicílio da População Vulnerável. No sentido de diminuir a exposição dos munícipes idosos, carenciados e com mobilidade reduzida, a Unidade Móvel de Saúde será disponibilizada para serviços ao domicílio, em articulação com a Unidade de Saúde de Baião, tendo a Câmara Municipal de Baião contratado uma profissional de Enfermagem para prestar esse serviço.
  9. Reforço dos bens disponíveis no Centro de Recursos de Apoio à Família. O Centro procede à cedência em regime de empréstimo de material médico, de equipamento informático ou tecnológico ou ainda de mobiliário diverso.
  10. Manutenção do Imposto Municipal sobre Imóveis no limite mínimo permitido por Lei.
  11. Contratação de uma Enfermeira como Recurso humano de apoio ao combate à pandemia.
AnteriorSeguinte