Valorização Turística do Património

A política de valorização turística do património assenta na constituição/aprofundamento de parcerias e de redes com interlocutores promotores do património, nomeadamente:

Rota do Românico:

  • Alargamento do número de visitantes.

Inclusão de novos elementos patrimoniais:

  • Castelo de Matos. Medida desenvolvida: Sinalizado junto à Rota do Românico. Estudo do potencial arqueológico concluído.
  • Igreja de Ermelo. Medida desenvolvida: Foram já efetuados contactos com o proprietário por se tratar de património privado. Estudo desenvolvido pela Rota do Românico sobre a valorização do património.

Colaboração para novas fases de recuperação:

  • Mosteiro de Santo André de Ancede. Medida desenvolvida: obra iniciada com a montagem do estaleiro e demais trabalhos preparatórios para início de empreitada (Junho 2020).
  • Capela do Bom Despacho. Medidas desenvolvidas: Restauro dos frescos e do conjunto escultórico efetuado.
  • Igreja de Valadares. Medidas Desenvolvidas: Efetuado levantamento dos trabalhos de consolidação e de levantamento/estudos a efetuar.

Direção Regional do Património:

  • Pelourinho da Teixeira e área envolvente. Medidas Desenvolvidas: A 1ª fase da obra já está em execução.
  • Igreja de Ermelo – um património privado valioso a necessitar uma intervenção de salvaguarda urgente. Medida desenvolvida: Foram já efetuados contactos com o proprietário por se tratar de património privado. Estudo desenvolvido pela Rota do Românico sobre a valorização do património.
  • Órgão de Tubos da Igreja de Santa Marinha do Zêzere. Medida desenvolvida: Candidatura aprovada. Após a realização do concurso, o restauro iniciou no dia 30/06/2022.

DOLMEN:

  • Valorização das Aldeias de Portugal (Porto Manso e Almofrela). Medidas Desenvolvidas: Vistoria feita pela entidade supervisora. Em relação a Almofrela o município tem preparado o projeto de reconversão da escola em Centro de Observação de Natureza, sinalizado na carteira de projetos PROVERE, assim como incluiu a aldeia em rotas pedestres e de BTT que estão a ser desenvolvidas pela AMDT, no âmbito do processo de classificação da Serra da Aboboreira (do qual irá igualmente beneficiar da dinâmica). Relativamente a Porto Manso, existe um trabalho/exercício de planeamento efetuado pela FAUP como contributo para (re)pensar o espaço numa ótica de renovação e potenciação social e turística.
  • Incorporação da aldeia de Mafómedes na rede das Aldeias de Portugal Medidas Desenvolvidas: Efetuados contactos com o interlocutor, não se encontrando abertas candidaturas para o efeito.
  • Dinamização dos recursos endógenos associados à economia de montanha. Medidas Desenvolvidas: Projeto de dinamização desenvolvido em parceria com a DOLMEN. Realização da ExpoAboboreira. Criação do site online de vendas LOCALE para venda de produtos locais. Apoio da autarquia na criação de pequenos ruminantes.

Turismo do Porto e Norte de Portugal:

  • Medidas desenvolvidas: Diversas ações de divulgação de Baião como destino, sob a marca visitbaiao.pt, e nas redes e atividades de programação turística associadas às marcas Baião “Terra de Aventura”, “Terra de Sabores”, “Terra Mágica”, “Terra Milenar”, “Terra de Cultura” e “Vida Natural”.

Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa:

  • Medidas desenvolvidas: Estabelecimento de parcerias supramunicipais para a dinamização de redes de visitação, programação turística e eventos promocionais entre os quais, desenvolvimento de projeto de dinamização dos caminhos de Santiago, participação na BTL e outras feiras internacionais e promoção de escritores do território.

Associação de Municípios do Douro e Tâmega:

  • Ações de dinamização da Área Protegida da Serra da Aboboreira, que inclui o ecossistema único do Carvalhal de Reixela, e valorização do seu potencial histórico e ambiental.Medidas desenvolvidas: Campanhas de marketing com produção de vídeos e um documentário.
AnteriorSeguinte